sábado, março 15, 2014

Soldados da Paz com sede em Peniche Parte VIII (década de 1990 a 1999)

Texto: Fernando Engenheiro
ANO DE 1994
Neste ano, mais uma fornada de novos soldados da paz aderiu ao corpo de bombeiros desta associação humanitária cerca de uma dezena de novos elementos. Estes rapazes, conscientes da necessidade de aumentar e rejuvenescer os efectivos, disponibi1izaram para servir uma causa tão sublime que foi reconhecida ao longo das suas nobres actividades par toda a população do nosso concelho. Assim, estes voluntários frequentaram a escola, onde receberam formação para serem admitidos coma bombeiros de terceira classe, tendo obtido aproveitamento, os quais passaram a pertencer ao Quadro Activo. Para simbolizar a efeméride, a direcção e comando promoveram uma cerimónia, que teve lugar a 23 de Janeiro de 1994, com a recepção às entidades com guarda de honra e uma sessão solene, onde, no decorrer da cerimónia das promoções, foram entregues aos novos bombeiros, machados e capacetes, par graduados e convidados, tendo sida chamados os seguintes elementos: Nuno Fernando Santos, cujas divisas lhe foram colocadas pela subchefe Joaquim Miguel; Luís Miguel Nicolau, recebeu divisas do subchefe Vítor Pedra; Carlos José Machado, com divisas colocadas pelo bombeiro de 2° classe José Manuel Reis; Eddy Leal Dias, recebeu as divisas do bombeiro José António Lopez; Josefino Conceição Soares, do subchefe Zaragoza; Jorge Filipe Caetano, pelo subchefe Malheiros; Manuel José Rocha, pela subchefe José Jorge; Fernando José Miranda, pela bombeiro de 2 classe Marçalo; António Augusto Pinheiro, pela ajudante do Quadro Honorário Joaquim Rogério; e João Fernando Baptista, que recebeu as divisas do chefe do Quadro Honorário José Alexandre.
Nesta cerimónia foi também promovido a subchefe o bombeiro de 1° classe Carlos Alberto Remigio Garcia, cujas divisas foram colocadas por Joaquim Barradas Leitão, vice-presidente desta associação.
Foi ainda promovido a chefe o até então subchefe Zaragoza, tendo as divisas sida colocadas pelo comandante Sales Henriques, de Caldas da Rainha. Proposto e homologado pela Inspecção Regional de Bombeiros de Lisboa e Vale do Tejo (IRBLVT) para o posto de ajudante de comando, o chefe Zaragoza, colocou as divisas o presidente da Assembleia Municipal, António José Leitão.
Também proposta e homologada pela IRBLVT para o posta de segundo-comandante, o ajudante de comando Francisco Sarreira, colocou as divisas o presidente da Câmara Municipal, João Augusto Tavares Barradas. Durante a sessão usaram da palavra os comandantes Sales Henriques, Jacinto Pedrosa e, ainda, o presidente da Câmara. Encerrou a sessão o presidente da Assembleia Geral.
A 21 de Abril de 1994 foram adquiridas duas ambulâncias com o patrocínio da Câmara Municipal e do Serviço Nacional de Bombeiros, uma delas para substituir outra que não oferecia as melhores condições. A segunda veio preencher uma lacuna que existia no parque de viaturas, dado que esta corporação não dispunha de ambulância que possibilitasse o transporte de doentes em cadeiras de rodas. Esta viatura foi dotada de um sistema hidráulico instalado na retaguarda, que permitiu a prestação de mais um serviço a tais deficientes.
A Câmara Municipal de Peniche, em sua reunião de 14 de Junho de 1994, apresentou uma carta, com a referência 144/D/94, de 7 de Junho, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Peniche, remetendo fotocópia da acta da reunião da sua direcção realizada em 5 de Maio último, na qual é referido que a viúva de José António da Lidia Belo a informou de que o seu marido, recentemente falecido, deixou àquela associação um donativo 30.000.000$00 (trinta mil contos) para ser aplicado no novo quartel, a construir logo que possível. Propõe, ainda que a Câmara Municipal distinga, como melhor julgar, aquele conterrânea, de modo a ser perpetuada a sua nobre acção. Trocadas impressões, considerando que este penichense, emigrante na Austrália, apesar de enorme distância física que o separava da sua terra natal, nunca a esqueceu, apoiando financeiramente, em diversas ocasiões e de forma significativa, a Associação dos Bombeiros Voluntários e do Lar de Santa Maria, comportamentos que importa realçar e reconhecer publicamente, a Câmara deliberou, por escrutino secreto, par unanimidade, atribuir-lhe, a titulo póstumo, a Medalha de Mérito Municipal de Benemerência cunhada em prata dourada.
Também dias antes, a 7 de Junho, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Peniche convocou nos termos das disposições estatutárias, a assembleia geral extraordinária, a fim de reunir na sede, pelas 21h30 no dia 25 desse mês para, em conformidade com os estatutos, deliberar, sob proposta da direcção, a fim de eleger, como sócio honorário a título póstumo, José António da Lídia Belo, falecido na Austrália a 4 de Maio deste ano e sepultado em Peniche no cemitério Municipal de Santana, para onde tinha sido trasladado a 15 de Maio. De referir que se associou a esta homenagem a Liga dos Bombeiros Portugueses, com a atribuição da sua medalha de ouro. Além de todas estas homenagens, o seu nome ficou bem patente no novo parque de viaturas de incêndios, um pequeno gesto para quem tanto contribuiu para aquela instituição humanitária, mas com muito significado de grande apreço por aquele benemérito.
Mais um ano passou e a data do aniversário da ABVP chegou. Foi no dia 16 de Junho de 1929 que nasceram os Bombeiros em Peniche. Assim, a direcção e comando, como têm feito anualmente, promoveram a comemoração do 65° aniversário da sua fundação, que teve lugar nos dias 18 e 19 de Junho, na nossa cidade, aproveitando-se o fim de semana. Do programa comemorativo destacamos: no sábado, dia 18, pelas 17h00, procedeu-se à plantação de palmeiras pelas filhos dos nossos bombeiros, embora desalinhadas, continuam em grande desenvolvimento nos terrenos destinados ao futuro parque de trânsito do Alto de Santana, situado entre o Cemitério e a CERCIP. Esta plantação revestiu-se de excepcional entusiasmo, especialmente por parte dos plantadores que, estamos certos, jamais esquecerão uma missão tão sublime. No domingo, dia 19, a efeméride foi assinalada com a alvorada, hastear da bandeira e seguiu-se a celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, cabendo ao ajudante de comando e capelão desta corporação, Pe. José Luís Guerreiro, a celebração da respectiva missa, tendo sido condecorado durante a cerimónia religiosa pelo presidente da Câmara Municipal e comandante Jacinto Pedrosa, com a medalha de prata, simbolizando os 10 anos ao serviço desta associação humanitária. Após a celebração foi feita a bênção de três viaturas, em frente da citada igreja, onde se descerraram placas com a indicação dos nomes dos padrinhos das três ambulâncias. Foi deste modo que os responsáveis pela associação pensaram homenagear três dos sócios mais antigos. António Rodrigues Tormenta, Augusto Santana Veloso e Luís Correia Peixoto. Na Sessão Solene realizada no quartel foram entregues distintivos de promoções a elementos do corpo de bombeiros e atribuídas medalhas de, 10 e 15 anos de assiduidade, a membros dos corpos sociais e bombeiros. De destacar a entrega da medalha da cidade de Peniche ao vice-presidente desta associação, Joaquim Barradas Leitão.

Ainda durante o ano de 1994, em Agosto, a direcção e comando da ABVP encetou todos os esforços no sentido de prestar um serviço de qualidade à comunidade onde estão inseridos. Para o efeito, procuraram apetrechar-se com material adequado à necessidade da corporação com o objectivo de conseguirem maior operacionalidade no âmbito das suas funções. Deste modo, a 17 de Agosto, o Serviço Nacional de Bombeiros fez a entrega de um barco com atrelado para o seu transporte e quatro equipamentos de mergulho completos para serem utilizados pelos bombeiros desta corporação nas operações de salvamento, na área de socorros a náufragos.

ANO DE 1995
Não havendo nada em especial até ao aniversário da ABVP que mereça a maior menção, destaco as comemorações do 66° aniversário que tiveram lugar no dia 16 de Junho. Assim, às 8h00, realizou-se a alvorada, seguindo-se a cerimónia do hastear da bandeira, perante a formatura geral. Seguiu-se a celebração da missa na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, pelo ajudante de comando e capelão, Pe. José Luís Guerreiro. Após a celebração eucarística no largo em frente da referida igreja pelo mesmo sacerdote, procedeu-se à bênção de quatro novas viaturas subsidiadas pelo Município. Seguiu-se a romagem ao Cemitério Municipal de Santana, tendo sido colocadas flores no talhão reservado aos bombeiros perante formatura. Terminado este sentido acto, todos os romeiros regressaram. ao quartel, onde, pelas 11h30, foi feita a recepção às entidades oficiais.
A sessão solene teve início às 12h00, cuja abertura foi feita pelo então presidente da direcção Júlio Alberto São Bento Correia, que já não está entre nós. Seguidamente foi dada a palavra ao comandante da corporação Jacinto Teodósio Ribeiro Pedrosa. Como habitualmente nesta cerimónia se incorpora a entrega de medalha por assiduidade aos elementos do corpo de bombeiros e corpos sociais da associação. Assim, receberam medalhas de cobre (5 anos): director Vidaùl Rosa Gabriel; bombeiros de 3° classe Francisco António Silva Ribeiro e Carlos Manuel Martins Santos; bombeiros auxiliares António Manuel Vieira Nobre e Joaquim João Conchacha Bulhôes; motorista auxiliar José Manuel Tavares Belo..Medalha de prata (10 anos): director José Augusto da Silva Rosa; bombeiros de 2° classe Jorge Manuel Faneca Franco e José Antunes Alexandre; bombeiro de 3° classe Júlio Manuel Nazaré Santos; bombeiro auxiliar: Carlos José Antunes Santos. Medalha de ouro (15 anos): director José Joaquim Vitorino Pedrosa; bombeiros de 1° classe: Rui Adelino Chagas Mesquita e Fernando Baptista Pereira; bombeiro de 3° classe: António Antunes Santos; motoristas auxiliares: Vítor Manuel Silva Resende e António Romão Justina Canhoto.
No mesmo ano, a 4 de Agosto, a ABVP publicou o anúncio para o concurso público de adjudicação da empreitada do novo quartel-sede. A empreitada em causa referia-se à totalidade da obra, compreendendo os trabalhos de construção civil e todos os trabalhos complementares previstos no projecto, pelo preço base de 197.314.756$00, com exclusão do IVA. Arredondando a conta, a empreitada teve o custo inicial previsto na ordem. dos 200.000 contos. Decorridos pouco mais de dois meses, a Câmara Municipal de Peniche, na sequência de deliberações anteriores sobre a cedência de terreno para a implantação da futura sede dos BVP deliberou ceder à associação, pelo valor simbólico de 5.000$00, a parcela de terreno, com 12.800 m2, sita na Prageira, junto à Rua da ponte Velha com destino à construção do quartel da associação, não lhe podendo ser dada outra utilização sem prévia autorização da Câmara, sob pena da mesma reverter gratuitamente para o Município, bem como as benfeitorias entretanto introduzidas.
Durante o ano de 1995 a instituição não parou no seu progresso a favor das povoações rurais mais distantes da sede do concelho. Assim, na última quinzena do ano, mais propriamente a 17 de Dezembro, procedeu-se à inauguração da Secção dos Bombeiros Voluntários em Serra D’El-Rei, em edifício construído para o fim em vista, num espaço adquirido pelo Município, bem como a comparticipação. de toda a sua construção em parte às expensas da autarquia. Esta povoação viu assim. realizada uma das grandes aspirações que pairava no seu espírito há já vários anos. Com esta. nova delegação, a Freguesia de Serra D’El-Rei e as aldeias mais próximas ficaram enriquecidas, atendendo a que se lhes poderá prestar socorro mais rapidamente, em caso de acidentes, doenças graves ou aquando da deflagração de fogos. Por outro lado, a situação geográfica desta localidade permite com mais eficácia, em termos de rapidez, combater incêndios da área florestal que se situa a norte, direito ao mar. No aspecto social, a existência dum quartel de bombeiros, não só valoriza a terra onde está inserido, como também complementa urna série de serviços púbicos que foram criados e estão a prestar um bom serviço à população.
Respeitando o protocolo com uma sessão solene no próprio edifício, a cerimónia foi aberta pelo primeiro-secretario da assembleia geral da ABVR Carlos Jorge Amaral Domingos. Seguiram-se uma série de intervenções, do então comandante Jacinto Teodósio Ribeiro Pedrosa, de José Constantino Leal Ferreira, na qualidade de representante da Comissão Instaladora dos Serviços Públicos, Seguidamente usou da palavra Jorge Amador, então presidente da Junta de Freguesia daquela jurisdição administrativa, manifestando o seu regozijo, em nome do povo, pelo acontecimento. Outros se seguiram, nomeadamente Gil Martins, na qualidade de Inspector Regional dos Bombeiros de Lisboa e Vale do Tejo, bem como o então presidente da Câmara Municipal, João Augusto Tavares Barradas, e José Manuel Baptista, na qualidade de presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. A encerrar a série de discursos usou da palavra o secretário de Estado Armando Vara Por último, o representante da assembleia geral Carlos Amaral manifestou-se satisfeito com o decorrer da sessão solene, procedendo ao seu encerramento.



3 comentários:

vitor pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor pereira disse...

CORDEAIS CUMPRIMENTOS MAS PARECE-ME DE TODO IMPORTANTE REFERIR QUE NO INICIO DO ÚLTIMO PARAGRAFO EXISTIRÁ UMA PEQUENA GAFE CORRIGIVEL(ABVR)??