quinta-feira, março 13, 2014

Soldados da Paz com Sede em Peniche VII ( Década de 1990 a 1999 )

Artigo: Fernando Engenheiro

Em continuação de trabalhos de anteriores direcções, agora com novos elementos empossados no principio de 1990, não parou a ABVP desenvolver todo um programa de revitalização desta prestigiosa e humanitária associação, de forma a elevar ainda mais o seu património e, também, para que todos os penichenses se sentissem mais protegidos e orgulhosos dos seus bombeiros. Nesta perspectiva esteve toda a direcção da associação, numa visita a uma sessão de trabalho da (Câmara Municipal de Peniche, sendo recebida pelo presidente Augusto Tavares Barradas e todo o elenco da vereação. Fez a apresentação da comitiva dos Bombeiros Voluntários de Peniche o presidente da Assembleia Geral, Francisco Mamede Cardoso júnior, tecendo na altura o trabalho desenvolvido pelos nossos bombeiros e seus directores. Seguidamente, o presidente da ABVP, Júlio Alberto São Bento Correia, deu a conhecer em pormenor a intenção, já em andamento; da construção do novo quartel.
Nesta reunião foi informada a edilidade que se encontrava em andamento o anteprojecto da futura obra, bem como o grupo de arquitectos que estava a fazer o estudo para a mesma.
Na reunião camarária de 8 de Maio de 1990 estiveram presentes todos os representantes recentemente eleitos da Associação dos Bombeiros. O presidente da direcção, Júlio Alberto São Bento Correia, referiu-se ao novo Quartel dos Bombeiros, informando a edilidade de que a elaboração do projecto havia sido confiada a uma equipa de arquitectos, encontrando-se já concluído o estudo preliminar. Disse tratar-se de um quartel do tipo C, comparada do tipo D, dimensionados para o serviço de áreas com 80 mil habitantes, e que ia ser dotado com um heliporto.
Como o terreno destinado a implantação do edifício já tinha sido escolhido, a Câmara, na mesma reunião, concedeu autorização para a colocação de uma placa informando o publico das novas instalações. Na sequência do já deliberado sobre o assunto, em reunião camarária de 26 de Junho de 1990, foi aprovada a localização do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Peniche, na Prageira, no gaveto formado pela Avenida do Porto de Pesca e pela Rua da Ponte Velha, a nascente desta.
Aproximava-se o dia 16 de Junho de 1990. As comemorações do 61° da associação prolongaram-se para o dia seguinte, tendo começado por um simulacro de acidente de viação junto ao Mercado Municipal, em que foram envolvidos uma viatura pesada carregada de combustível e um auto ligeiro, além de outros veículos. Tudo isto, afinal, serviu para testar o material existente e igualmente poder-se avaliar a capacidade dos nossos bombeiros no terreno. No dia que se seguiu, houve o habitual toque de sirene, seguindo-se uma romagem ao Cemitério Municipal de Santana, tendo sido colocada uma coroa de flores no talhão reservado aos nossos bombeiros falecidos. Entre outras solenidades, destaco o momento mais alto (se tomarmos em consideração o habitual ponto alto as condecorações individuais, que neste ano não houve) que tocou muito profundamente todos os presentes: foi o descerramento duma lápide no então quartel, pela esposa do chefe Elísio Carriço, enaltecendo o altruísmo e a disponibilidade das esposas e mães dos nossos bombeiros. No mesmo dia, após a missa celebrada pelo capelão, da corporação, Pe. José Luís Guerreiro, foram benzidas duas viaturas. Uma ambulância foi apadrinhada por Armando Faria da Silva Fadinga, na época primeiro secretário da Assembleia Geral daquela instituição, e uma viatura de fogo pelo capelão da corporação, Pe. José Luís Guerreiro.
ANO DE 1991
Mais um ano passado e mais um aniversário que se comemorou, o 62°. A efeméride assinalou-se no dia próprio, 16 de Junho de 1991, que teve o seu vasto relevo nas mais diversas cerimónias costumadas. Nos momentos mais solenes da Eucaristia, era de notar a colaboração da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Peniche. Logo a seguir e nas escadarias da Igreja Paroquial de São Pedro, assistiu-se a bênção de mais três novas viaturas, tendo apadrinhado o acto o presidente da Câmara Municipal, João Augusto Tavares Barradas, o deputado distrital Reinaldo Alberto Ramos Gomes e o ajudante do Quadro Honorário Joaquim Rogério. De destacar que uma das viaturas, um carro auto, para serviço do comando, foi oferecida por um nosso emigrante, e filho desta terra, que durante longos anos esteve fixado na Austrália, mas nunca esqueceu os "seus bombeiros Refiro-me a José António da Lidia Belo que já há alguns anos deixou de fazer parte do mundo dos vivos.
Na sessão solene procedeu-se distribuição das seguintes medalhas, por assiduidade, aos Soldados da Paz: Medalha de Ouro (15 anos): 1°. comandante Jacinto Teodósio Ribeiro Pedrosa; Bombeiro 3° classe do Quadro Auxiliar, Joaquim Duarte Marçal e 2°secretário da direcção, Nelson Rocha. Medalha de Prata (10 anos): Bombeiro 1° classe Carlos Manuel Vagos Ferreira; Bombeiro 3° classe, Carlos Manuel Silva Duarte; presidente da Assembleia Geral, Joaquim Mamede Cardoso Júnior; 1° secretário da Assembleia Geral, Armando Faria Silva Fadinga; presidente do Conselho Fiscal, Joaquim Vitorino Pedrosa; secretário do Conselho Fiscal, António Vicente Leitão e relator do Conselho Fiscal, Jacinto Francisco Alfaiate. Medalha de Bronze (5 anos): ajudante do Comando Médico, António Godinho Coelho e Silva; presidente da direcção, Júlio Alberto São Bento Correia e vice-presidente da direcção, Paulo Conceição Delgado Marques.
Aguardava-se, a todo o instante, um dos momentos altos desta cerimonia a apresentação oficial do anteprojecto das novas instalações a construir. Tudo se conjugava, pois, para que dentro em breve se tornasse realidade o arranque da obra, que muito vinha contribuir na sua valorização a Peniche e também vinha dar aos BVP o prémio da sua tenacidade, dando-lhes ainda maior espaço e formas de se poderem desenvolver cada vez mais e melhor. Todo o projecto, muito bem concebido e com vasta área, foi considerado pelos entendidos, para a época, como uma das melhores obras ao nível de quartéis realizados em Portugal.
Dias depois, a Câmara Municipal, que assumiu responsabilidades na feitura da sua construção, recebeu uma carta da ABVP que foi presente em reunião camarária de 2 de Julho de 1991, cujo despacho foi o seguinte: “Carta, com o numero 319/91 de 27 de Junho, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Peniche, solicitando a concessão de subsidio para pagamento da primeira prestação dos honorários da elaboração do programa-base e estudo prévio do projecto da construção do seu novo quartel, no montante de esc.: 2.000.000$00 (dois milhões de escudos). Deliberado conceder um subsidio daquele valor, a pagar logo que haja disponibilidades financeiras."
ANO DE 1992
Os BVP festejaram os 63 anos de existência. Foi a um domingo o dia 21 de Junho que assistimos ao aniversário com demonstrações de perícia, num simulacro efectuado num prédio na época com obras 'junto ao Mercado Municipal, na Rua António da Conceição Bento, tornejando para a Rua Ramiro ‘de Matos Bilhau, que pertenceu aos herdeiros de Domingos Paulino. Continuou-se no dia seguinte com o programa comemorativo, onde estiveram presentes, entre muitas entidades, o governador civil do distrito de Leiria. Depois do hastear da bandeira, perante a formatura, seguiu o desfile em romagem ao cemitério, como de costume, onde foram lembrados todos aqueles que nos deixaram com a dedicação é causa humanitária do voluntário.
Houve missa na Igreja de São Pedro, celebrada pelo ajudante do Comando, Pe. José Luís Guerreiro, que durante o acto, na sua homilia, teve mais uma vez palavras de louvor e gratidão para com o corpo de bombeiros, directores e comando, pela sua entrega e exemplo de solidariedade humana.
No quartel procedeu-se a uma sessão solene onde se fez a entrega de medalhas, capacetes e machados, aos bombeiros e outras pessoas ligadas à causa. Após um almoço de confraternização no salão de festas do quartel, assistiu-se a um desfile até ao terreno onde alguns anos depois se edificou o novo quartel. As houve exercícios pela escola de cadetes e aspirantes de 1991, com grande assistência. Como sempre, e mesmo pelo grave acidente sofrido, ainda havia pouco tempo, durante o incêndio no edifício ‘Cinemar' nas imediações do Mercado Municipal, esteve presente o comandante da corporação, Jacinto Pedrosa, pessoa a quem a população de Peniche sempre honrou nas suas justas homenagens pela sua dedicação incontestável à causa dos nossos Bombeiros e dos Bombeiros de Portugal.
ANO DE 1993
A Câmara Municipal de Peniche, em reunião ordinária do dia 23 de Março de 1993, deliberou atribuir a Joaquim Barradas Leitão, que a 8 de Março passou ao Quadro Honorário do Corpo de Bombeiros Voluntários de Peniche, a medalha de prata de Mérito Municipal de Benemerência. Tendo pertencido durante vários anos aos corpos gerentes da ABVP, Joaquim Leitão exerceu de 16 de Junho de 1971 a 19 de Dezembro de 1980, as funções de ajudante do Comando do Corpo Activo dos BVP, passando, a partir desta última data, a desempenhar o cargo de 2°. comandante, cujo exercício deixou ao passar ao Quadro Honorário. Os méritos da actuação deste munícipe na benemérita instituição que serviu activamente durante mais de duas década, foram objecto de reconhecimento. por parte da Liga dos Bombeiros Portugueses, que lhe atribuiu as medalhas de cobre (1979), de prata (1984) e, de ouro (1987), tendo sido galardoado, também, com a medalha de ouro de serviços distintos em 1986.
Aproximaram-se as comemorações sagradas para os BVP, o dia do seu aniversário, que passou a contar com 64 anos de existência. Embora a efeméride tivesse o seu dia a 16 de Junho, mas por ser no meio da semana, foi transferido para o fim-de-semana, dia 20. Depois do hastear das bandeiras perante a formatura geral, as 8h30, como é tradicional, foi feita a romagem ao Cemitério Municipal de Santana, acto muito’ sentido por todos os participantes que se uniram junto ao Talhão dos Bombeiros a recordar os bombeiros e directores falecidos, onde foi colocada uma coroa de flores, perante a formatura, da qual fazia parte a fanfarra da corporação.
Na volta aquele tão solene acto, não menos importante foi as cerimónias religiosas com a celebração da Eucaristia na Igreja de São Pedro, por intenção dos falecidos ligados a corporação, assinalando em simultâneo, de forma indelével, um ponto alto da efeméride. Foi celebrante o Pe. José Luís Guerreiro capelão desta corporação e ajudante do Comando, no decorrer da cerimónia daquele piedoso acto litúrgico, na homilia que aquele reverendo usou da palavra, em que se referiu com particular relevo aos bombeiros que defendem com abnegação uma causa tão sublime, que a todos nós, cidadãos, diz respeito. Após a cerimónia no adro da igreja, o citado sacerdote procedeu a bênção de uma nova viatura.
Já no decorrer da sessão solene que teve inicio as 12h00 na sede dos BVP, com a imposição de medalhas de 5, 10 e 15 anos de serviço, as quais foram colocadas pelas entidades presentes e outros elementos da associação e corpo de bombeiros. A culminar a aludida sessão solene houve uma série de discursos, tendo a sessão sido encerrada pelo presidente da Assembleia Geral.
Usaram da palavra distintos oradores, em que todos realçaram efusivamente a actuação do homem bombeiro e dos elevados serviços que presta a nossa sociedade, a qual são imprescindíveis.
No decorrer deste ano que os BVP foram distinguidos com a honrosa visita de uma delegação representativa dos bombeiros militares brasileiros. Foi a 9 de Outubro de 1993 que Peniche viveu mais um dia a registar na sua história, ao ser escolhido para receber um corpo de 26 bombeiros constituído, por oficiais superiores brasileiros, comandados pelo coronel-bombeiro militar José Guilherme de Morais Neto, representando sete estados do Brasil, com sede no Estado do Rio de Janeiro. Dignaram-se acompanhar esta comitiva o secretário de Estado da Administração Interna, com o seu chefe de gabinete, bem como o governador civil do distrito de Leiria e as mais diversas entidades oficiais com ligação directa aos bombeiros portugueses, Autoridades Civis e Militares representantes do nosso concelho. Este acontecimento constituiu motivo de orgulho para todos os penichenses, dado que a cidade de Peniche foi eleita pelo Serviço‘ Nacional de Bombeiros para receber tão ilustres visitantes.

Sem comentários: