sexta-feira, setembro 11, 2009

Porque é que GD Peniche não subiu a 1° divisão em 1967!

Nas suas memórias, Armando Rocha, engenheiro, gestor e dirigente desportivo de diversas modalidades, conta um episódio elucidativo:
em 1967, o almirante Tenreiro ter-lhe- enviado um telegrama a interceder pela resolução de um protesto do Clube Desportivo de Peniche que, a ser ganho, resultaria na subida de divisão do clube de futebol local.

No pedido, Tenreiro advertia que, caso o Peniche não fosse promovido os pescadores locais entrariam em greve. De forma ainda mais prosaica, respondeu-lhe o director-geral dos Desportos e inspector nacional do Desporto Universitário, um salazarista insuspeito, que «nada podia dizer quanto à greve. Agora quanto à almejada subida de divisão, ela não se verificaria e nem o Peniche subiu de escalão, nem os pescadores fizeram greve.

Texto extraído do livro: Henrique Tenreiro uma biografia politica de, António Garrido

Isto significa que existia naquela época uma vontade politica de impedir o clube de ter accesso ao escalão maximo, que podia eventualmente ( mesmo sendo pouco provavel )participar numa competição europea, com todo o impacto mediatico que traz o futebol, não seria bom para o regime da época o nome de Peniche ser muito falado tanto a nível nacional quanto muito menos internacional, e foi assim que uma geração de jogadores foi sacrificada no altar dos interesses politicos dos dirigentes nacionais.
Muitas pessoas têm saudades daquele tempo, sobretudo aqueles que não o viveram..........imaginem o impacto para Peniche se tivéssemos um clube no escalão maximo, era outra cantiga mesmo em termos económicos.............

3 comentários:

Zé Pedrosa disse...

Lembro-me desta cena: o meu pai era director do GDP, foi chamado "o caso Sanchez Garcia" - jogador do Oriental que estava irregularmente inscrito.
Não deu resultado a reclamação do GDP, nem com a cunha do almirante.

Manuel Leonardo disse...

Nessa altura a historia contava-se de outra maneira . Alguem se lembra quando o Peniche esteve na linguila parece-me que era assim que se escrevia e quando esteve quasi quando foi o caso Sanchez Garcia a subir de divisao ?
Disse-se nessas alturas que nem jogadores nem treinador , nem dirigentes quizeram que o nosso Peniche subisse de divisao Os jogadores nao queriam subir de divisao pois muitos deles seriam preteridos pelos novos que viriam reforcar a equipe , o treinador seria posto na balanca cai que nao cai outro novo falava-se que seria contratado. Bom os dirigentes que sabiam o desafogo das verbas que os pescadores contribuiam dava para as despesas da segunda Divisao nao chegariam para a equipa fazer boa figura na 1- Divisao e nao mostravam interesse .
Tinhamos na altura bons elementos na Direccao do Peniche .Nao eram parvos mas alguns souberam que o Sanchez estava ilegal e poseram-no a jogar ! Eu na altura estava muito por dentro do Peniche e sabia como funcionava a maquina
das ambicoes pessoais de todos que representavam o Peniche Ninguem se lembra eu ja o escrevi anteriormente e nem me lembro onde , fui eu que fui convidado pelo Antonio Leitao e o Jose Ferreira entao dirigentes do Clube que esperavam por mim na Promar ,loja de apretechos maritimos da qual o To Leitao tinha sociedade me pediram a minha ajuda para eu convencer os pescadores e o Sr . Comandante do Porto a contribuirem com o aumento de um escudo por cabaz de carreto que seria entregue ao Peniche para poderem comprar jogadores para melhorar a equipe. e assim de repente concordei , com uma condicao que era cada pescador que contribuisse tivesse entrada de borla em todos os jogos do Peniche . Foi acordado de seguida e entao foi-me explicado a segunda parte do plano . Pediram-me que eu fosse com eles falar com o Sr. Comandante Silvano Ribeiro Oficial que Peniche tao depressa ignorou esquecendo que esse Oficial perdeu a sua brilhante carreira por defender os pescadores de Peniche mas isso e outra historia de ingratidao dos pescadores de Peniche e nao so.
Chegados proximo da Camara lembrei-me que talvez fosse melhor levarmos connosco alguns Mestres tambem e assim fomos convidar a taberna do Saloio , ja nao me recordo o nome dele os mestres Silvino Cego Silvino Nogueira da Silva de boas memorias ,o Mestre Antonio Maria e o Mestre Joaquim Maria que tambem logo aceitaram o convite .
Disse-me o To Leitao que primeiramente fosse eu falar com o Sr. Comandante e lhe dissesse o que nos todos lhe pediamos para chegar a acordo.
Lembro-me muito bem que o Sr. Comandante me disse : Nao seria melhor voces aumentarem os carretos e ficarem com mais esses dez tostoes para voces ?
Eu fiz-lhe ver que todos os pescadores nao se importavam pois nao tinhamos outro divertimento senao a bola e gostavamos de ter uma equipa boa . E foi assim que a equipa dourada do Peniche nasceu e que durante alguns anos deu que falar na 2- Divisao
Quanto ao Sr. Almirante Tenrreiro foi aquele que logo nos meus quinze anos nao deixou seguir a carreira de oficial para a Marinha Mercante pois fui o melhor aluno do meu ano na escola de pesca que daria direito a ter todos os estudos e despesas todas de graca .
Esse foi o primeiro mal que ele me fez enquanto exercia a minha profissao na pesca em Portugal
Polemico como sempre mas verdadeiro
As melhores saudacoes para todos
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o nosso Hospital e Peniche , reparem A ETAR e Sereis salvos

Filipe Jorge disse...

"O caso SANCHEZ GARCIA" não aconteceu em 1967, penso que o mesmo se reporta aos anos 62 63. Na época 67/68 o GDP esteve prestes a subir de Divisão mas acabou por ser derrotado na Tapadinha por 1-0 e não subiu. Nesta época e na do caso "SANCHES GARCIA", o treinador tenho uma vaga ideia que era o mesmo o espanhol "VINUEZA".
Este meu oomentário,apenas se trata duma simples rectificação ao primeiro comentário feito pelo Zé Pedrosa e nada mais.
Filipe Jorge